Você está em: O Instituto

O Instituto

HISTÓRICO

O Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino, fundado a 18 de dezembro de 1961 na cidade de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, onde tem sua sede, é uma associação civil, sem fins lucrativos e de prazo de duração indeterminado, com o objetivo de congregar intelectuais para o estudo e o estímulo ao aprimoramento da cultura cristã. ( Estatutos, art. 1º.)

Ao celebrar os 25 anos de fundação do Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino, em 1986, Dona Maria Conceição de Assis Ribeiro de Oliveira, esposa de nosso fundador, Dr. Joaquim Ribeiro de Oliveira, publicou artigo, na revista Testemunho – Ano VI – 2, em que recordava passagens de sua fundação : “Vou procurar destacar alguma coisa, repassando meus papéis amarelados.

Joaquim, tendo conseguido através de troca de ações, que estavam em alta, uma economia maior, desejava com o ‘dinheiro da iniquidade’ fazer algo que perdurasse para sempre.”

“ A ideia foi longa e minuciosamente debatida, durante 14 anos, para afinal se concretizar, em dezembro de 1961, numa ‘Associação civil destinada a promover o aprimoramento da educação e da cultura superior cristã ’ que é o nosso caríssimo Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino .”

Dessa forma, surgiu o Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino, agora com mais de 50 anos.

Seu fundador, o Prof. Joaquim Ribeiro de Oliveira, falecido em 02 de agosto de 1977, foi um homem ilustre como descrito pelo Prof. Almir de Oliveira, em artigo publicado no Diário Mercantil de 13 de agosto de 1977: “Inteligente, agudamente inteligente, pôde adquirir, no curso de sua vida, metodicamente vivida, ampla e diversificada cultura que soube aprofundar em mais de um aspecto. As ciências exatas foram seu campo preferido, e, com os recursos delas, organizou sua poderosa capacidade intelectual.”

SEDE DO INSTITUTO

A sede do Instituto está localizada na Rua Braz Bernardino, 73, Centro, na cidade de Juiz de Fora.

Em prédio de três andares, a sede ocupa apenas o térreo onde localizam-se o auditório com capacidade para 100 lugares, o salão de confraternizações, a biblioteca, o museu de mineralogia e dependências de serviço.

As demais salas do térreo e outros dois andares estão locados.

BIBLIOTECA

Uma biblioteca, com mais de 5.000 volumes, reunindo obras raras sobre filosofia, artes, história e teologia está disponível aos seus associados e à comunidade acadêmica de Juiz de Fora.

MUSEU DE MINERALOGIA

Criado por seu fundador que era Engenheiro de Minas, o museu de mineralogia do Instituto Santo Tomás de Aquino reúne uma preciosa coleção de minerais e fósseis que está aberta à visitação e pesquisa de interessados e estudiosos.